quinta-feira, 20 de junho de 2013

Taxa efectiva de IRS

As taxas de IRS são importantes mas mais importante é saber qual a Taxa Efectiva de IRS que se obtém facilmente dividindo a chamada Colecta Líquida (ou Imposto Liquidado) pelo Rendimento Bruto que constam das notas de liquidação do IRS.

Este rácio responde a esta pergunta: por cada euro que eu ganho quanto vai para IRS? Se a taxa efectiva de IRS for, por exemplo, 10% isto significa que por cada euro de ganho, 10 cêntimos vão para imposto em sede de IRS.

O valor 10% não foi lançado por mim à toa ... a taxa efectiva agregada do IRS em 2011 foi de 9,93%. Em termos agregados, os contribuintes portugueses tiveram em 2011 um rendimento bruto de 84.545 milhões de euros ao qual correspondeu uma colecta líquida de IRS de 8.395 milhões de euros. Dividindo este pelo primeiro valor obtém-se a tal taxa de 9,93%, ou seja, por cada euro ganho cerca de 10 cêntimos foram para IRS.

Faça esse cálculo para o seu IRS de 2011 (ou utilizando o simulador do IRS do Portal das Finanças para o ano de 2012) para ficar com esse rácio. É importante para efeitos comparativos com o ano de 2013 onde os escalões do IRS foram bastantes modificados.

A minha taxa efectiva de IRS em 2011 foi de 9.30%. Estou portanto na média. Mas contribuintes com rendimentos bem mais elevados que os meus vão encontrar taxas efectivas acima dos 20%. Assim, se ganha bem ... antes de fazer este cálculo, respire fundo!

Obviamente há que ter alguns cuidados ao aplicar este rácio a alguns contribuintes. Se, por exemplo, a maior parte dos seus rendimentos são taxados a taxas liberatórias este cálculo não se aplica a si. A sua taxa efectiva é a própria taxa liberatória. Se tem rendimentos que efectivamente não recebeu e eles representam uma parte significativa dos seus "rendimentos", cuidado ao fazer este cálculo porque a sua taxa efectiva de IRS é bastante mais elevada. Estou a pensar, por exemplo, nos contribuintes que têm sociedades em transparência fiscal que declaram lucros que podem não ter recebido. Ao rendimento bruto deve subtrair esses pseudo-rendimentos!

E então ... já calculou a sua taxa efectiva de IRS?

Sem comentários:

Enviar um comentário