terça-feira, 18 de junho de 2013

484.122 palavras fiscais

Vocês sabem quantos Códigos Fiscais existem em Portugal? 13 (treze).

E quantas palavras têm no total estes Códigos? 484.122 (quatrocentos e oitenta e quatro mil cento e vinte e duas palavras).

E quantas letras têm todos estes Códigos? Eu digo ... 2.476.020 (dois milhões quatrocentos e setenta e seis mil e vinte letras).

E eis a razão pela qual os serviços de um contabilista não podem ser baratos ... temos de ler isto tudo!

Falando mais a sério (mas o parágrafo anterior foi a sério), o objectivo deste números é mostrar a completa patetice do sistema fiscal nacional. Ele é complexo, ineficaz, ineficiente, opaco e insano.

As razões ficam para outra altura mas todos esperam que um contabilista tenha uma resposta fiscal na ponta da língua. Tenho uma novidade: eu não tenho essas resposta! Prefiro ler e depois responder.

Meus amigos, a Bíblia tem 773.693 palavras e 3.566.480 de letras e não consta que seja alterada com a mesma frequência que a lei fiscal portuguesa. Alguém espera que um padre seja capaz de recitar a Bíblia de cor e salteado?

Este blog vai dar muita "porrada" nas 484.122 palavras fiscais! Não que eu seja contra os impostos ... não sou ... sou é contra esta complexidade.

6 comentários:

  1. Já eu não sou contra as palavras, é mais contra os impostos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok mas 2.476.020 de caracteres? :P ... é demais!

      Eliminar
    2. Apenas 2.36131668 Megabytes se for em ASCII... cabe em duas diskettes :D

      Mas sim, fora de brincadeiras, é literalmente o estado a que chegamos.

      Eliminar